- 197Compartilhamentos
- 197Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest
Com a evolução das diferentes tecnologias, cada vez mais presente em todas as áreas de nossas vidas, a demanda por energia, fonte de funcionamento das tecnologias, nunca foi tão grande como hoje.
No entanto, o que se observa no mundo ainda é o uso de fontes de energia chamadas “sujas”, ou seja, que poluem o meio ambiente e não são renováveis, a exemplo da energia vinda do gás natural, proveniente do petróleo, ou a energia derivada de usinas termonucleares, que apresentam um grande risco à saúde e ao meio ambiente.
No Brasil, a principal fonte de energia é a hidrelétrica, gerada a partir do movimento de água. No entanto, apesar de ser considerada limpa por não gerar resíduos, causa uma série de problemas sociais, como destruição de áreas indígenas para formação represas e ambientais, e destruição de habitats.
Felizmente, hoje existe uma série de outras fontes de energias alternativas que não causam nenhum dano ambiental ou social. Mas você sabe quais são as fontes de energia alternativas?
É isso que descobrirá neste artigo.
Energia das marés
Por meio da instalação de turbinas subaquáticas é possível capturar o movimento das marés oceânicas que, posteriormente, é transformado em energia que pode ser distribuída e utilizada.
No entanto, para sua produção é necessário um local com bastante movimento das marés e, apesar de ter um enorme potencial, seu custo de produção ainda é muito elevado.
Energia geotérmica
Este tipo de fonte de energia alternativa se baseia no calor emitido pelo centro da terra que, por ser muito alto (capaz mesmo de derreter rochas), é utilizado para movimentar turbinas e produzir energia.
O grande diferencial desta fonte de energia reside no fato de possuir um enorme potencial a ser explorado.
Biomassa
A biomassa é uma velha conhecida dos brasileiros, pois o álcool que movimenta os carros é produzido a partir dela.
Consiste na utilização de matéria orgânica, como plantas e dejetos de animais, que através da combustão liberam a energia armazenada. Uma das principais vantagens desta fonte de energia, além de ser limpa, é o fato de possuir um custo extremamente baixo.
Energia das ondas
Apesar de similar à energia das marés, não deve ser confundida com a mesma. Consiste na instalação de turbinas geradoras de energia na superfície do oceano, as quais capturam a energia do vento que é transferida para as ondas.
Trata-se de uma tecnologia que ainda se encontra em fase experimental, apesar de já ter provado seu enorme potencial. Fatores como densidade da água e velocidade das ondas devem ser levados em conta no momento de sua instalação.
Energia eólica
Essa fonte de energia é baseada na movimentação mecânica de enormes turbinas apenas com a força produzida pelo vento. É renovável e de enorme potencial, sendo utilizada em diversas partes do mundo, inclusive no nordeste brasileiro.
Um dos maiores empecilhos para sua instalação está no preço das turbinas, ainda muito elevado. Mas a tendência é que, conforme se popularize, o preço se torne mais acessível.
Energia solar
Apesar de o aquecimento solar ser muito popular no Brasil, um país que recebe as maiores taxas de radiação solar do mundo, seu calor também pode produzir energia elétrica.
Capturada por meio de painéis fotovoltaicos, o calor da radiação solar é transformado em energia pronta para ser utilizada. Além disso, caso não se consuma toda a produção, o excedente de energia pode ser transferido para a rede de energia pública, ocasionando descontos na conta de energia.
Energia radiante
É um tipo de energia alternativa e limpa que se baseia na radiação eletromagnética. Muitos estudos têm sido realizados na área para possibilitar a geração deste tipo de energia, mas um cientista chamado Nikolas Tesla já conseguiu capturar a energia radiante utilizando apenas uma antena e um condensador.
Possíveis fontes de energia eletromagnética residem nos raios gama, nos raio-x e até mesmo na radiação solar.
Biogás
Relacionado diretamente à matéria orgânica, consiste na liberação dos gases durante o processo de sua composição. É amplamente utilizado em locais com produção de animais para abate ou fazendas produtoras de grãos e outros vegetais.
Dessa maneira, como é possível concluir, existem diversas fontes de energia alternativas capazes de suprir a demanda energética do mundo. No entanto, ou pelo alto valor ou pela falta de tecnologia, ainda não são empregadas em larga escala. Mas felizmente a tendência é que este quadro mude em pouco tempo.
- 197Compartilhamentos
- 197Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest