Blog

Saiba como pessoas físicas podem investir em energia solar com o BNDES

Foto1

As pessoas que possuem interesse na instalação de placas de energia contam com um novo incentivo desde 2018, o Programa Fundo Clima, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), atualmente oferta crédito à pessoas físicas para que possam investir na instalação de sistemas de aquecimento solar e sistemas de geração distribuída a partir de painéis fotovoltaicos, aero geradores eólicos e geradores biogás, incluindo todos os equipamentos necessários.

Trata-se de mais uma ação do BNDES para incentivar o cidadão brasileiro a apostar em sustentabilidade e economia de energia. Os recursos podem ser contratados em operações indiretas somente por meio de bancos públicos.

A implantação de sistemas de geração de energia solar permitirá aos consumidores redução de gastos com a conta de luz, passarão a comprar menos energia da concessionária, participando do sistema de compensação e terão créditos de energia junto à distribuidora.

Condições

De acordo com as regras do BNDES, os limites do Fundo Clima alcançam 80% dos itens financiáveis, podendo chegar a 30 milhões a cada 12 meses por beneficiário. Tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas – empresas, produtores rurais e poder público –, o custo financeiro, é reduzido para renda anual de até  90 milhões, o custo será de 0,1% ao ano, e a remuneração do BNDES será de 0,9% ao ano. Para rendas superiores, à remuneração do BNDES será de 1,4% ao ano.

A remuneração dos agentes financeiros, está limitada ao máximo 3% ao ano. Uma vez aplicada pelos bancos públicos, as taxas finais passarão a ser as seguintes: 4,03% ao ano para renda anual de até R$ 90 milhões; e 4,55% ao ano para rendas superiores. O programa vai permitir carência de três a 24 meses, com prazo máximo de pagamento de 144 meses.

Itens Financiáveis

Confira os itens que podem ser financiados: máquinas e equipamentos cadastrados no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) ou com o selo Procel (considerando os itens para os quais o PBE fornece a certificação de eficiência energética, serão aceitos apenas os de classificação A ou B); sistemas geradores fotovoltaicos, aero geradores até 100kw, motores movidos a biogás, inversores ou conversores de frequência e coletores/aquecedores solares; ônibus e caminhões elétricos, híbridos e outros modelos com tração elétrica; e ônibus movidos a etanol.

A Wise Energia fornece equipamentos cadastrados para projetos financiados pelo BNDES

Já pensou em aproveitar essa oportunidade de financiamento e ter o seu próprio sistema de geração de energia solar fotovoltaica? Entre em contato com a Wise e peça já o seu orçamento. Somos uma empresa que oferece energia solar por meio da comercialização e instalação de placas fotovoltaicas com qualidade e praticidade. Proporcionamos aos nossos clientes residenciais uma forma de ter mais conforto em casa por meio da redução de custos com as contas de energia e, aos comerciais, uma forma de reduzir os custos da empresa de maneira inovadora e sustentável.

Comments (1)

Alexandre Pereira da Cruz

Ola, boa tarde ! Fico muito interresado na proposta de voces peço q entre em contato comigo mais rapido possivel

Leave a comment