- 0Compartilhamentos
- 0Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest
A energia solar exerce um papel importante na redução dos impactos ambientais pelo mundo e traz diversas inovações ao agronegócio, proporcionando grandes benefícios ao produtor rural e reduzindo até 90% dos seus custos com eletricidade.
Ao trabalhar com energia solar na agricultura, os produtores garantem sua autonomia energética, livrando-se da dependência de outras fontes não renováveis e, muitas vezes, da rede de energia elétrica convencional.
A pecuária também é beneficiada com a energia solar no campo, seja por meio de resfriamento de alimentos ou cercas elétricas para controle adequado do gado.
Além da redução de custos, o produtor rural leva para o campo tecnologias sustentáveis e inovadoras, como por exemplo o modo como a agricultura de precisão trabalha de forma otimizada com as inúmeras possibilidades envolvendo a energia solar. É possível ver agricultores automatizando a comunicação da propriedade rural a partir da telemetria, fortalecendo o monitoramento de dados e facilitando a tomada de decisão, de maneira mais eficaz.
A agricultura de precisão utiliza meios tecnológicos avançados para avaliar e mensurar, de forma precisa, as condições do solo e clima no campo. Dessa maneira, é possível contar com dados específicos de áreas da produção, para garantir um processo de automação eficiente.
Outro ponto de redução de custos está associado à irrigação, relacionado à manutenção de equipamentos para bombeamento de água, que necessitam de energia elétrica ou queima de combustíveis para o pleno funcionamento.
Produtores rurais têm adotado em suas propriedades sistemas de irrigação por energia solar como forma de aproveitar a alta incidência dos raios solares e baixo custo da manutenção. Ao aliar o kit de irrigação solar com a funcionalidade de um poço artesiano, o agricultor pode dar início a uma das mais inovadoras soluções de irrigação que vêm conquistando adeptos, principalmente no Nordeste.
E aí, entendeu como a energia solar pode contribuir para a agricultura? Para continuar aprendendo sobre energia solar, fique atento ao nosso próximo texto aqui no blog.
Até a próxima!
- 0Compartilhamentos
- 0Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest