- 53Compartilhamentos
- 53Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest
Entenda o funcionamento de um sistema off-grid
O sistema off-grid nada mais é do que um sistema fotovoltaico autossustentável e que funciona sem a necessidade de rede elétrica no local, ao contrário do on-grid.
No texto de hoje, vamos entender de forma bastante prática e didática o que é esse tipo de solução para energia solar, como ele funciona e suas principais vantagens.
Sistema off-grid – O que é?
Como explicamos logo no início deste texto, o sistema off-grid é um tipo de sistema de energia solar – ou sistema fotovoltaico – que não precisa de uma rede elétrica para funcionar, sendo completamente autossuficiente. Esse tipo de solução era a única quando essa forma de energia foi criada, já que ainda não existiam tecnologias que pudessem unir a rede elétrica ao painel solar – sistema on-grid.
Hoje, temos as duas opções disponíveis e ambas têm suas vantagens e desvantagens, que dependem muito do cliente e do uso de cada residência ou indústria. No caso do sistema que estamos falando, seu funcionamento é bem simples de ser compreendido: a bateria instalada armazena a energia captada do sol e a mantém por períodos onde a luz solar não está disponível, como em dias nublados ou a noite.
Os sistemas podem ser de pequeno ou grande porte podem gerar até 20 kWp. Os de pequeno porte geralmente são utilizados em equipamentos mais específicos, como radares e outros. Já os de grande porte costumam ser utilizados em indústrias, que optam por uma forma de energia mais sustentável, evitando aquelas produzidas por combustíveis fósseis.
Os sistemas off-grid são menos comuns em residências, devido dificuldade que ele pode ter em gerar energia contínua – como no caso de geladeiras, por exemplo – sem o acesso à energia convencional para suprir a demanda necessárias. Porém ainda há casos de sítios e fazendas maiores que não têm acesso à eletricidade podem optar por ele, com um investimento maior e uma estrutura de grande porte.
Em geral, os sistemas off-grid são excelentes para o setor comercial e trazem inúmeras vantagens para indústrias, como falamos mais acima – não só pela sustentabilidade, mas também pela economia gerada ao longo dos anos, gerando um custo benefício excelente.
O preço do sistema off-grid é mais alto?
Se levarmos em conta que esse tipo de sistema exige a compra de baterias e é totalmente completo e autossuficiente, podemos entender o motivo pelo qual o seu preço é um pouco mais elevado que o sistema ligado à rede elétrica. Porém, é importante que o cliente faça um estudo junto com a empresa responsável pela instalação para que haja uma discussão relacionada ao custo-benefício do equipamento. Em muitos casos, o investimento vale a pena quando comparado com a economia ou mesmo com outros fatores, como localização do imóvel, por exemplo. Algumas características podem influenciar no preço final:
- Porte do sistema
O preço do sistema off-grid pode ser mais ou menos elevado dependendo do seu porte. Por exemplo, indústrias demandam baterias muito mais potentes do que uma residência, bem como painéis solares maiores. Essa diferença de estrutura geralmente é o que mais impacta no preço da instalação, embora o custo benefício deva ser sempre levado em conta, independente desses fatores.
- Utilização
Se o sistema for utilizado para apenas um local específico ou para poucos equipamentos, há também uma diminuição de custos devido à menor dificuldade de instalação e, obviamente, a quantidade de baterias necessárias. Em geral, para uma residência, é mais indicado o sistema on-grid, salvo os casos onde a energia solar não chega ao local – como sítios e fazendas mais afastadas.
Indicações do sistema off-grid
Embora muitas pessoas saibam da importância de ter um sistema de energia solar, a dúvida ainda paira em relação às vantagens de optar ou por um que seja off-grid. Vamos, então, as suas principais vantagens:
- Economia
Um sistema autônomo significa que irá utilizar apenas suas reservas na bateria para os aparelhos da residência ou da indústria, eliminando completamente qualquer outro gasto com energia elétrica. Embora haja a necessidade de um investimento maior, ele costuma ser compensado a longo prazo, já que será o fim da conta todos os meses. É importante fazer um balanço no gasto mensal junto com a empresa contratante, porém, em geral esse valor é bastante razoável e costuma ser o suficiente para que haja a troca da energia convencional para a solar.
- Durabilidade
As baterias duram anos, o que evita o gasto com a troca delas. Mais uma vez, temos a economia falando mais alto, aliada à vantagem de que o sistema não exige trocas frequentes, trazendo também mais comodidade como um todo. Para indústrias, essa vantagem é importante de ser levada em conta, afinal, o custo a longo prazo pode pesar em orçamentos mais apertados. No caso dos sistemas off-grid o investimento é praticamente único.
- Sustentabilidade
Quando pensamos em energia solar, essa é a vantagem que sempre vem à mente em primeiro lugar. A sustentabilidade é um dos pontos principais para um sistema off-grid, já que a bateria é a única fonte de armazenamento. Dessa forma, não temos nenhum recurso natural desperdiçado.
Da mesma forma, em indústrias onde a única opção é a energia solar ou o uso de combustíveis fósseis, o sistema tem vantagem no quesito sustentabilidade e promove uma melhor imagem da empresa junto ao público, além de otimizar os recursos naturais como um todo.
Escolhendo entre um sistema off-grid e on-grid – O que levar em conta?
A escolhe entre um sistema off-grid ou um sistema on-grid leva em conta inúmeros fatores que a empresa contratada deve conversar com o cliente. Alguns deles envolvem a distância do local de instalação, se há ou não energia elétrica disponível e também se o sistema será utilizado apenas para uma finalidade específica. Por exemplo, é comum que empresas utilizem o sistema off-grid para uma bomba ou um equipamento que não exige energia contínua. Isso traz economia de energia e não sobrecarrega o restante da rede.
Outro exemplo é um sítio ou fazenda onde a energia elétrica não está disponível. Embora o valor possa ser mais elevado nesses casos, é uma solução para quem não tem a opção do sistema on-grid disponível.
Em todos os casos, é importante fazer um levantamento das condições do contratante e entender seus reais interesses naquele sistema. No geral, ambos são econômicos e ajudam a diminuir os custos mensais, embora um possa exigir mais ou menos investimento do que outro. Por esse motivo, a ajuda de profissionais qualificados e que saibam sobre o assunto a fundo é um diferencial importante na hora da contratação.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco.
[dt_button link=”https://energiawise.com.br/entenda-o-funcionamento-de-um-sistema-off-grid/” target_blank=”false” button_alignment=”default” animation=”fadeIn” size=”medium” style=”default” bg_color_style=”default” bg_hover_color_style=”default” text_color_style=”default” text_hover_color_style=”default” icon=”fa fa-chevron-circle-right” icon_align=”left”]ENTRAR EM CONTATO[/dt_button]
- 53Compartilhamentos
- 53Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest