- 0Compartilhamentos
- 0Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest
Componentes de um sistema de energia solar
O sistema de captação de luz para geração de energia solar chama-se sistema fotovoltaico. Esses sistemas precisam oferecer todo o suporte para que todas as necessidades da sua casa sejam atendidas, então, precisará ter a dimensão certa para isso. Um profissional capacitado da empresa que você escolher para realizar a instalação saberá como fazer isso de forma adequada.
Independente da dimensão, sistemas voltaicos não costumam ter um número muito grande de componentes. O número pode variar dependendo do tipo de sistema, do local de instalação, do quão isolada é sua casa em relação aos grandes centros urbanos e do parecer da empresa que faz a instalação, mas, em geral, existem quatro componentes básicos: painéis ou células fotovoltaicas, inversores, controladores e baterias.
Os painéis são os objetos mais característicos de um sistema fotovoltaico, já que serão os responsáveis por captar a luminosidade solar.
As baterias armazenam eletricidade para os momentos em que não existe luminosidade solar, como o período da noite, por exemplo.
Os inversores são responsáveis por mudar as voltagens de correntes e sincronizar essas mudanças em relação a corrente elétrica. E, por fim, os controladores são os responsáveis por evitar sobrecargas no sistema, e são muito bons nessa função – tanto é que raramente acontecem estes problemas em casas que utilizam sistemas fotovoltaicos.
Embora pareçam enormes, os sistemas fotovoltaicos são muito simples devido ao número baixo de componentes. Não é necessário se preocupar muito.
Como funciona a instalação de um sistema fotovoltaico
Os processos de instalação também costumam ser simples. Em primeiro lugar, a empresa responsável pela instalação fará uma visita técnica no local que receberá seu próprio sistema fotovoltaico. É nesse momento que podem ser decididas algumas coisas básicas, como o lugar exato em que ficará o sistema (os sistemas sempre ficam do lado de fora. Em prédios, é comum que fiquem no terraço. Em casas, em telhados).
O próximo passo é formalizar seu sistema junto a companhia de distribuição elétrica de sua região. Para isso, é necessária a participação de um engenheiro eletricista ou eletrotécnico responsável, que provavelmente será indicado pela empresa que fará a instalação. Então, a empresa já pode partir pela instalação em si, que consiste em instalar suportes e trilhos que comportem os painéis solares escolhidos em lugar adequado, posicionar esses painéis solares no melhor lugar para captação de luminosidade e, por fim, conectar cabos entre eles e os outros componentes do sistema fotovoltaico. Depois disso, vem apenas o trâmite burocrático da homologação e seu sistema está pronto para usar![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
- 0Compartilhamentos
- 0Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest