Blog

Descubra 8 motivos para investir em energia solar residencial

Modern Residence with Solar Power

A geração de energia solar residencial é um tema que vem despertando o interesse de muitos brasileiros. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estima-se que até 2024 mais de 800 mil consumidores residenciais e comerciais adotarão a micro geração solar fotovoltaica. Os motivos que levam a essa previsão são vários e bem conhecidos: consumidores e empresas estão cada vez mais em busca de fontes alternativas de energia, principalmente de fontes renováveis.

Este tipo de energia, além de ser uma opção limpa, gera economia ao longo do tempo e traz diversos benefícios, como a valorização do imóvel. No mais, com o aumento das tarifas de energia, a tecnologia fotovoltaica vem se tornando mais rentável com o passar do tempo. Por isso, recomenda-se cada vez mais investir em energia solar para residência ou para comércios e indústrias.

Mesmo com todo este destaque como fonte de energia, algumas dúvidas frequentes podem confundir o consumidor na hora de decidir por produzir a própria eletricidade. Confira a lista com 8 motivos para te ajudar a tomar a decisão correta.

1) Redução de custos: Instalar o sistema de energia solar na sua residência pode gerar uma economia na conta de energia em até 95%. Esta grande diferença é um dos principais estímulos e vantagens do investimento. Esta economia é obtida por meio de créditos na fatura. A energia excedente gerada é injetada na rede elétrica e volta para a distribuidora. Então, ela utiliza essa carga como crédito e faz o abatimento na conta, tendo uma validade de 60 meses.

2) Fácil instalação: O processo de instalação do sistema de energia solar é muito simples, mas sempre deve ser feito por uma empresa especializada. Como nosso país tem um alto índice de incidência solar, a instalação do sistema é totalmente indicada.

3) Pouca manutenção: A manutenção dos sistemas de energia fotovoltaica também é simples. Por não ter partes móveis ou motores, a manutenção do sistema se concentra principalmente na limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos. Na maioria das vezes, as chuvas se encarregam de limpá-los, mas mesmo assim é importante ter certeza que não existem obstruções que podem diminuir a eficiência do sistema.

4) Sistema autossuficiente e renovável: O sistema de energia solar é limpo, renovável e autossuficiente. Uma residência pode utilizar essa fonte para suprir sua necessidade, sem que isso gere qualquer poluição ao meio ambiente. Em locais remotos ou de difícil acesso, em que a rede elétrica ainda não é acessível, a energia solar é capaz de suprir sozinha sua necessidade energética. Já nos casos em que há ligação com a rede pública, a energia solar também pode ser autossuficiente ou servir como alternativa, reduzindo os custos.

5) Sistema resistente e durável: Em média, a vida útil de um sistema de energia solar gira em torno de 40 anos. Esse longo período é um incentivo para a sua instalação. O investimento inicial pode ser um pouco mais elevado, mas, em longo prazo, esse valor não sofre novas demandas e distribui-se em vários anos.

6) Fique livre das alterações da tarifa: O sistema de bandeiras tarifárias existe em função da queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas que implica na utilização de termelétricas para geração de energia. Como a energia gerada pela queima de combustíveis fósseis é mais cara (além de ser muito mais poluente) os consumidores têm que pagar mais pela energia que consomem. No entanto, imóveis que possuem sistema de energia solar fotovoltaica ficam livres dessas alterações, já que, de acordo com o sistema de compensação em vigor no Brasil, cada quilowatt gerado equivale a um quilowatt consumido, para o mesmo posto tarifário, independente do valor final da tarifa.

7) Valorização do seu imóvel: A valorização do seu imóvel com a instalação do sistema de energia solar é uma outra vantagem e também um incentivo. Especialistas do ramo imobiliário afirmam que residências com sistema de energia solar podem valorizar até 30%. Certamente, os compradores de imóveis vão preferir uma opção em que já exista a instalação do sistema e, como consequência, a economia de energia elétrica.

8) Faz bem para todos: A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável, inesgotável e está muito bem distribuída por todo o planeta. Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica, você garante um suprimento de longa duração de energia sustentável, colaborando com a “descarbonização” da economia. Além disso, a descentralização dos pontos de geração, a partir da Geração Distribuída, colabora com a rede elétrica como um todo, diminuindo a necessidade de expansão de grandes linhas de transmissão, assim como de novos investimentos em grandes hidrelétricas que, apesar de serem renováveis, ainda assim apresentam um impacto ambiental expressivo.
Agora que você já tem mais informações sobre todas as vantagens que um sistema fotovoltaico pode trazer, provavelmente está considerando o investimento em um sistema de energia solar residencial. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Comments (1)

Temos interesse em conhecermos o sistema

Leave a comment