- 302Compartilhamentos
- 301Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 1Google+
- 0Pinterest
Com a crescente demanda para unir eficiência energética a práticas sustentáveis, a energia solar vem se destacando como uma alternativa eficiente e barata. Um dos formatos que estão caindo no gosto dos consumidores é o dos condomínios solares. A Wise, especialista em painéis fotovoltaicos e energia limpa, traz, neste artigo, um pouco mais sobre como surgiram, os benefícios e suas funções na prática.
O que é?
Os condomínios solares são empreendimentos coletivos que buscam gerar energia limpa que possa ser distribuída e compartilhada pelos membros e donos dessa sociedade, sem que haja a necessidade de instalação de painéis fotovoltaicos em todas as residências ou empresas participantes. Ou seja: um grupo de pessoas pode investir em placas dispostas em um terreno específico para geração de energia e, com a incidência dos raios solares, podem ter inúmeros benefícios, como o consumo de energia elétrica mais barata e até revender dentro do que é estabelecido pela legislação – para outras pessoas.
Surgimento no país
O primeiro condomínio solar do Brasil surgiu na cidade de Tabuleiro do Norte, no Ceará, no ano de 2016. Segundo seus proponentes, a ideia era distribuir a energia para todo o estado, de forma limpa, prática e barata, através de mais de 3 mil painéis fotovoltaicos – os principais beneficiados seriam uma rede de farmácias com diversas lojas distribuídas pelo Ceará. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), hoje existem 41 condomínios solares em todo o território nacional.
Um método inovador
Os condomínios solares chegam para ocupar o espaço de geração de energia limpa que serviços semelhantes, como a energia eólica, não fazem com tanta eficiência. Por se tratar, em grande parte das vezes, de um investimento coletivo, estão entre as principais apostas do mercado para os próximos anos, devido ao seu alto poder de produção energética, baixo custo de manutenção, retorno do investimento em curto ou médio prazo, além de contribuir efetivamente para a preservação do planeta.
Benefícios dos condomínios solares
Entre os principais destaques está o preço: com um financiamento entre partes interessadas na gestão e geração de energia, a instalação e manutenção dos condomínios solares é mais baixa em relação aos painéis fotovoltaicos individuais. Também conseguem suprir a necessidade operacional de indústrias e comércios – e, com modelos mistos, pode-se utilizar em conjunto com a energia vinda da distribuidora de energia elétrica local. O terceiro ponto é que o condomínio solar é ecoeficiente e não prejudica a natureza, tornando-se um dos principais requisitos que governos e organizações vêm trabalhando para gerar energia nos próximos anos.
Aposte na inovação
Para que você possa avançar no seu projeto de condomínio solar ou quer saber mais a respeito, converse com quem entende do assunto. A Wise é a empresa ideal para que você possa inovar e economizar com a própria geração energética.
[dt_button link=”https://energiawise.com.br/orcamento/” target_blank=”false” button_alignment=”default” animation=”fadeIn” size=”medium” style=”default” bg_color_style=”default” bg_hover_color_style=”default” text_color_style=”default” text_hover_color_style=”default” icon=”fa fa-chevron-circle-right” icon_align=”left”]QUERO ENTRAR EM CONTATO[/dt_button]
- 302Compartilhamentos
- 301Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 1Google+
- 0Pinterest