- 3Compartilhamentos
- 3Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest
Vivemos em uma região do Brasil com grande potencial para estabelecer um plano de energia solar. A alta incidência de raios solares favorece a produção desse tipo de energia. Além do baixo impacto ambiental, o valor mais econômico dos investimentos em energia renovável pode, futuramente, tornar essa fonte de energia a mais utilizada no mundo inteiro. A economia e a sustentabilidade da energia fotovoltaica domiciliar estão tornando-a uma opção cada vez mais atrativa para quem precisa diminuir a conta de luz e pensa em preservar o meio ambiente.
A economia gerada pela energia solar varia entre 50% e 95% na conta de luz. O retorno do investimento feito para a instalação das placas solares vem através da economia na redução de gastos mensais com energia. É importante lembrar de sempre manter as manutenções das placas solares em dia para que elas continuem sendo uma opção mais econômica. Apesar das placas possuírem uma longa vida útil, as manutenções se fazem necessárias para evitar custos adicionais com imprevistos.
Por muito tempo, o investimento necessário para adquirir um painel solar era alto e complicado. Mas com o passar do tempo, o preço se tornou cada vez mais acessível, fazendo a energia solar se tornar uma realidade por conta da sua viabilidade econômica.
Existem algumas maneiras de usufruir da energia solar de forma coletiva, gerando ainda mais economia: o condomínio solar e a cooperativa solar.
Condomínio solar, também chamado de geração solar compartilhada, refere-se a uma usina solar com eletricidade distribuída para várias famílias ou empresas. Seu principal objetivo é possibilitar que as pessoas interessadas na energia solar usufruam dos benefícios dela, sem a necessidade de instalar painéis solares em suas propriedades. Os participantes do projeto beneficiam-se da eletricidade gerada pelo condomínio, pois ele gera um custo menor do que o preço que seria normalmente pago pela energia nas distribuidoras. A Wise está entrando no mercado do condomínio solar – para maiores informações, entre em contato conosco.
Já a cooperativa solar é um financiamento ou locação de um sistema fotovoltaico por um grupo de, no mínimo, 20 pessoas. O objetivo é a cooperação voluntária entre os membros e a divisão do excedente de energia entre os cooperados. Para usufruir do sistema, os cooperados precisam ser da mesma concessionária de energia. A grande vantagem está em poder criar um sistema fotovoltaico maior, por conta do maior aporte financeiro gerado pela coletividade. Quanto maior a escala do projeto, menor o custo unitário.
As fontes de energia alternativas estão acessíveis para qualquer pessoa ou empresa, e podem suprir 100% do consumo de energia através de painéis solares fotovoltaicos. Se você possui interesse, a Wise oferece as melhores soluções de financiamento e aluguel no mercado da captação de energia solar, e buscamos contribuir com um meio ambiente sem poluição. Entre em contato com a gente.
- 3Compartilhamentos
- 3Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest