- 0Compartilhamentos
- 0Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest
Está com muita vontade de pedir um orçamento, mas tem um problema: você mora em uma cidade nublada, onde chove constantemente e o sol não costuma dar as caras por várias semanas. Será que você pode usar energia solar sem sol? Como funciona a produção de energia fotovoltaica em dias chuvosos? É possível continuar usufruindo da energia elétrica gerada pelo sistema quando o tempo está nublado?
Antes da resposta para esses questionamentos, vai uma dica: seu problema não é de fato um problema. Vem saber o porquê.
Como funciona a energia solar em dias de chuva
Quando se fala em energia solar, a impressão que a maioria das pessoas tem é que o sistema depende diretamente do sol a pino para continuar funcionando normalmente. Não é bem assim. Os sistemas fotovoltaicos captam a luminosidade solar e a transformam em energia elétrica, porém a luminosidade está presente mesmo em dias chuvosos ou nublados – o sol continua por ali, no mesmo lugar de sempre, sendo apenas escondido pelas nuvens escuras.
Assim, seus aparelhos não desligarão e sua família ou funcionários não ficarão no escuro simplesmente porque está chovendo. A intensidade dessas cargas em dias nublados ou chuvosos é logicamente menor do que seria sem a interferência de nuvens, é claro, mas mesmo assim não representa uma queda grande e significativa o suficiente para derrubar o sistema elétrico da sua casa.
Armazenamento
Porém, mesmo que não houvesse a captação de luminosidade solar em dias de chuva, os mecanismos de energia solar ainda proporcionariam uma forma de sua casa continuar recebendo energia elétrica. Isso porque a maior parte dos sistemas fotovoltaicos conta com mecanismos de armazenamento de energia, como baterias, por exemplo. Se o sistema possuir baterias, a única possibilidade de haver uma queda de luz é caso aconteça uma sobrecarga. No entanto, sobrecargas só acontecem em sistemas fotovoltaicos caso haja problemas de planejamento.
É importante que o sistema fotovoltaico instalado em sua casa seja grande o suficiente para atender as demandas da residência. Por isso, é fundamental contar com uma empresa do ramo que seja responsável, comprometida e possua know-how para dimensionar qual é o melhor tamanho de sistema de acordo com suas necessidades.
O sistema instalado não possui baterias. E agora?
Outro componente que pode existir em sistemas fotovoltaicos chama-se bomba d’água solar (ou bomba d’água fotovoltaica). Essa bomba segue captando água durante o dia e a deixa em reservatórios próprios para isso, conservando para que seja utilizada mais tarde. À noite também não há captação de luz, já que não há sol, e mesmo assim os aparelhos continuam funcionando normalmente.
Logo, não há motivo para se preocupar! Entre em contato agora mesmo e peça mais informações sobre o sistema fotovoltaico![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
- 0Compartilhamentos
- 0Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest