- 0Compartilhamentos
- 0Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest
Como usar energia solar na sua casa
Para que uma residência comece a receber energia solar, o primeiro passo é a instalação de um sistema fotovoltaico. O nome parece complicado, mas o funcionamento é muito simples: trata-se de um mecanismo instalado por profissionais qualificados para captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. Os sistemas podem ou não ser responsáveis por armazenamento de energia e precisar de componentes específicos para essa função, dependendo do quanto remota é a área em que o sistema fotovoltaico é instalado (fale com um profissional de sua confiança para descobrir qual é o seu caso!), mas, em geral, os sistemas fotovoltaicos são compostos pelos seguintes elementos básicos: painéis solares e controladores.
Os painéis solares, também chamados de painéis fotovoltaicos ou placas fotovoltaicas, são aqueles painéis que já estão no imaginário da maior parte das pessoas quando falamos em energia solar. São o ponto principal do sistema, responsáveis por capturar a luz solar e transformá-la efetivamente em energia elétrica. Podem ter diversos tamanhos, de acordo com as necessidades de consumo de energia da sua família. Já os controladores são medidores responsáveis por dosar as cargas do sistema, aumentando sua vida útil e evitando sobrecargas.
Além disso, os sistemas fotovoltaicos também podem contar com baterias e inversores, dependendo das dimensões e necessidades do sistema. Também serão necessários cabos e conectores próprios para energia solar. Parece muita coisa? Não se assuste. Todos esses equipamentos são projetados para terem durabilidade equivalente a décadas. Se o seu sistema fotovoltaico receber os cuidados corretos, deve durar mais de 20 anos – tirando o inversor, que pode precisar de manutenção após 5 anos -, fazendo o investimento valer a pena.
Como funciona a instalação de sistemas fotovoltaicos
Por todas as especificidades de um sistema fotovoltaico, é necessário que você contrate uma empresa qualificada para executar o serviço. Embora existam diversos tutoriais que ensinem as pessoas a fabricarem esses sistemas de forma autônoma, essa prática não é recomendada, tanto pelos riscos de acidentes quanto pelo valor do sistema, que sairá muito mais caro se for montado isoladamente por pessoas que não trabalham na área.
Também é preciso que a empresa escolhida disponha de um engenheiro eletricista ou eletrotécnico para fazer o registro de sua residência no cadastro de casas que utilizam energia solar junto a companhia de energia, que só após o registro poderá conceder os créditos de energia para você. Uma vez instalado o sistema fotovoltaico, qualquer aparelho elétrico pode ser ligado na tomada e utilizado normalmente, e o melhor: com até 95% de economia![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
- 0Compartilhamentos
- 0Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest