- 134Compartilhamentos
- 134Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest
Os painéis fotovoltaicos, utilizados na captação de luz solar e posteriormente na conversão do calor em energia elétrica, são extremamente eficientes e duráveis. Um painel de qualidade pode durar facilmente mais de 30 anos.
No entanto, isso não impede que revisões periódicas, de natureza preventiva ou corretiva, sejam realizadas. Mas como realizar a manutenção dos painéis solares? É isso o que você irá descobrir na sequência.
Cuidando das baterias
Antes de qualquer coisa, é necessário saber o tipo de painel que você tem instalado, pois eles possuem o emprego de diferentes materiais e diferentes eficiências energéticas. Atualmente, existem três principais tipos de painéis fotovoltaicos comercializados no mercado:
-Painéis de amorfo: possuem eficiência energética de no máximo 7,5%, com vida útil que varia entre 15 a 20 anos;
-Painéis policristalinos: sua eficiência energética chega a 16% e possuem vida útil de 25 a 30 anos;
-Painéis monocristalinos: possuem a maior eficiência energética dentre todos os painéis, chegando a 19,5%, assim como a maior vida útil, que varia entre 30 a impressionantes 50 anos.
Algo no qual se deve sempre estar atento são os fatores que limitam a produção de energia pelo painel. Dentre os principais problemas, em conjunto com as soluções, tem-se:
-A luminosidade da luz solar: quanto maior a luminosidade, maior a capacidade de produção do painel. Isso significa que ele pode ser afetado por sombras produzidas por árvores e arbustos e nuvens. Para minimizar está situação, o painel deve ser limpo regularmente com água, proveniente de uma mangueira comum, de quintal. Além disso, qualquer planta que esteja fazendo sobre o mesmo deve ser podada. Caso o painel apresenta uma crosta muito grossa de poeira e outros detritos, sua limpeza pode ser feita com água gelada e com a ajuda de uma esponja macia. Essa limpeza é recomendada principalmente nas épocas mais secas do ano, quando aumenta a quantidade de poeira e queimadas em diversas regiões do Brasil;
-A direção de instalação: a produção de energia pelos painéis fotovoltaicos está diretamente relacionada ao grau que ele se encontra em relação ao sol. Para manter o máximo de eficiência energética, garantindo que ele capte a maior quantidade de luz em todos os momentos do dia, o ideal é que esteja quase na horizontal;
-A temperatura da superfície: pode parecer um paradoxo, mas quanto maior a temperatura da superfície dos painéis fotovoltaicos, menos capacidade de produção de energia ele terá. Para resolver este problema, garanta que haja circulando embaixo dos mesmos, pois isso ajuda a diminuir a temperatura.
Apesar de não estarem diretamente relacionadas aos painéis fotovoltaicos, as baterias são itens sobre os quais se deve manter constante atenção, pois elas afetam diretamente a produção energética.
Alguns problemas e soluções para prolongar a vida útil das baterias é diminuir os riscos de acidentes incluem:
-Descarregamento: as baterias perdem sua capacidade de carga se elas são descarregadas com muita frequência. Para evitar que isso aconteça, verifique se elas estão carregadas ao final do dia, use um controlador para verificar o nível de carga e utilize a energia de forma consciente;
-Excesso de carga: baterias nas quais passam excesso de eletricidade também podem apresentar problemas. Tenha certeza que elas estão funcionando de maneira apropriada pela medição com um controlador;
-Temperaturas extremas: muito frio ou muito calor danifica as baterias. Assim, o ideal é manter as baterias em um local abrigado de muita luz e que ofereça proteção contra o frio;
-Poeira: quando a poeira acumulada entre os terminais, as baterias perdem sua capacidade. Por isso, a limpeza deve ser realizada periodicamente nos terminais para garantir que não acumulem poeira.
Vale ressaltar que a manutenção descrita acima é de natureza preventiva, e justamente por isso deve pode ser realizada por qualquer pessoa.
Para problemas de natureza mais grave, deve-se sempre contar com a ajuda de um profissional especializado, pois é necessário lembrar que como tudo o que envolve energia, os painéis e sistemas fotovoltaicos oferecem sérios riscos à saúde humana quando manuseados de forma incorreta.
Estas orientações também são válidas para painéis instaladas em locais muito altos e com uma inclinação grande, pois oferecem o risco de queda. Para manusear painéis em locais assim, é necessário utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e outros materiais para evitar quedas.
Tem duvidas, entre em contato conosco e faça um orçamento grátis.
[dt_button link=”https://energiawise.com.br/orcamento/” target_blank=”false” button_alignment=”default” animation=”fadeIn” size=”medium” style=”default” bg_color_style=”default” bg_hover_color_style=”default” text_color_style=”default” text_hover_color_style=”default” icon=”fa fa-chevron-circle-right” icon_align=”left”]QUERO UM ORÇAMENTO GRÁTIS[/dt_button]- 134Compartilhamentos
- 134Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest