- 2Compartilhamentos
- 1Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 1Google+
- 0Pinterest
Como a companhia de energia sabe que você utiliza energia solar?
O uso de energia solar é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) há pouco tempo. Desde o ano de 2012, é possível utilizar energia fotovoltaica de forma conectada à distribuidora de energia elétrica que funciona em sua cidade, e uma norma reguladora que passou a valer em 2015 (687/2015) bateu o martelo estabelecendo algumas regras sobre isso.
Antes de mais nada, é importante que seu sistema fotovoltaico seja instalado por uma empresa responsável, que te passe todas as orientações cabíveis antes mesmo do dia da instalação. Depois disso, é preciso que um engenheiro eletricista ou eletrotécnico seja responsável por ir até a distribuidora energética da sua região para se responsabilizar pelo cadastro da sua residência no banco de registros de casas e empresas que utilizam energia solar. Algumas empresas já oferecem o serviço desse profissional incluso em seu pacote, outras trabalham com profissionais parceiros que serão indicados por ela para resolverem esse trâmite.
Uma vez realizado o registro da sua família como unidade que usufrui de energia fotovoltaica, a companhia de energia elétrica estará apta a oferecer os créditos de energia, que simbolizam descontos significativos na sua conta de luz todos os meses.
O que são créditos de energia?
Créditos de energia são as unidades que te garantirão descontos junto à companhia de energia elétrica. Todos os meses, seu sistema fotovoltaico gerará uma determinada quantia de energia, que varia de acordo com a incidência de radiação solar, o tamanho do sistema e sua capacidade de potência (que aumenta progressivamente com o passar dos anos).
Sua família ou seus funcionários – dependendo se estamos falando de uma residência ou de uma empresa – usarão uma fatia dessa energia elétrica produzida. Porém, como o sistema não para de produzir energia quando os integrantes do imóvel não estão utilizando aparelhos elétricos, sempre há um excedente de energia elétrica que não foi utilizado. Esse excedente se transforma em créditos de energia, que poderão ser utilizados sem custos pela sua família nos próximos meses.
Ou seja: com a energia solar, o consumidor não paga simplesmente a energia que consumiu, mas apenas a diferença entre a energia elétrica que foi gerada e a energia elétrica que foi consumida por ele. É aí que mora a economia de se utilizar sistemas fotovoltaicos, que pode gerar abatimentos de 50% a 95% na sua conta de luz.
E aí? Está esperando o que para conversar com alguma empresa do ramo e solicitar um orçamento?[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
- 2Compartilhamentos
- 1Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 1Google+
- 0Pinterest