- 0Compartilhamentos
- 0Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest
A busca por novas fontes de energia aliadas à sustentabilidade e eficiência energética vem obtendo um ótimo crescimento ao longo dos últimos anos e está ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo.
Gerar energia sustentável, não poluir, ter fontes energéticas abundantes e de baixo custo é objeto de estudos em diversas universidades pelo mundo e, de forma sutil, vem despontando também no nosso cenário econômico regional devido ao crescimento da adoção do uso da energia solar – ou fotovoltaica – em algumas regiões do Brasil.
Estima-se que apenas 1% da energia solar seria suficiente para suprir toda a energia utilizada no planeta terra, seja em transportes, combustíveis, energia elétrica ou qualquer outra.
Aos poucos, a sociedade se conscientiza de que o combustível fóssil – do qual deriva grande parte dos combustíveis consumidos atualmente – assim como a energia hidroelétrica, está se tornando cada vez mais escasso e, por isso, novas fontes de energia se tornam cada vez mais necessárias.
Um dos diversos benefícios do uso da energia fotovoltaica (solar) é que esta não possui reações químicas que resultem em resíduos que afetam o meio ambiente. Porém, Isso não quer dizer que não exista impacto algum, causado pela obtenção deste tipo de energia. Na verdade, ela causa apenas pequenos impactos localizados, pois não utiliza de recursos finitos e extremamente agressivos ao ambiente implantado.
Apesar desses pequenos impactos, as placas solares valem-se da energia solar para trazer mais benefícios para o meio ambiente do que desvantagens. Confira abaixo outros benefícios associados ao uso da energia solar para o meio ambiente:
- Redução das emissões de gases de efeito estufa;
- Energia limpa, renovável e sustentável;
- Baixo impacto ambiental;
- Substituição adequada às demandas tradicionais de energia
- Não faz barulho;
- Energia inesgotável e recorrente;
- Manutenção mínima;
- Requer pouco espaço para a implantação do sistema;
- Pode ser utilizado em áreas remotas ou de difícil acesso.
Com estes e muitos outros benefícios, fica mais fácil decidir por um futuro mais limpo, não é?
- 0Compartilhamentos
- 0Facebook
- 0LinkedIn
- 0Twitter
- 0Google+
- 0Pinterest